quinta-feira, 22 de março de 2012

O Livro Linguagens infantis das autoras Ana Lúcia Goulart Faria e Suely Amaral Mello, aborda como é importante para a criança a questão do ato de os adultos "contarem história", como é importante para a criança ter o contato e o seu momento com o livro, o ato de um adulto estar sempre fazendo uma leitura ou incentivando a criança a ter o contato com o livro pode desenvolver o amor pela leitura é um incentivo para que a criança comece a gostar, a sentir prazer na leitura para que não seja um ato apenas imposto a ela. 




A forma como a pessoa que conta a historia consegue fazer desse momento algo importante para a criança onde possa prender a sua atenção e fazer com que a criança possa viajar e criar seu mundo da imaginação. As historias tem um poder muito grande, não só a questão de que a criança possa desenvolver o gosto pela leitura, mas como muitas das vezes elas se identificam ou se associam ao personagem principal, como fazem algum tipo de ligação e passam a mostrar a nos dar ideia de o que esta acontecendo no  mundo dela, é uma forma de entrar de uma forma suave, a autora deixa bem claro de como a criança pode as vezes se associar a um heroí simplesmente pelo fato de que precisa ser forte em relação as mudanças que estão acontecendo na sua vida e assim se assemelham com algum heroí simplesmente para poder ter força e coragem tentando ser como ele, para nos que ja vivenciamos essas mudanças e estamos de fora são situaçoes normais da vida, mas para uma criança que esta vendo todo o seu meio modificado nao terá a mais percepção e compreensão. Neste trecho " O importante é oferecer um ambiente agradável para a criança, onde ela possa formar um significado para sua história." (pq 12, 1º paragrafo) nós adultos vamos mostrar o caminho para que sozinhos as crianças construam seus próprios signifcados e desenvolvam a imaginação, pode ser com livros só de figuras para que elas já possam desenvolver sua imaginação inventando sua própria história e entrando no seu mundo, mas esse gosto e incentivo para esse desenvolvimento tem que ser provocado, seja do professor ou dos pais, porém precisa ser provocado. A autora faz associações a algumas teorias de Vygotsky, uma em particular é quando a autora diz que para a criança o significado maior será encontrado quando ela fazer uso total da escrita e que o desenvolvimento cultural da criança será maior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário