quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Texto 3

A Abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

No primeiro momento o texto nos relata uma experiência ocorrida na sala de aula, onde um aluno traz umas lagartas para o meio escolar e desperta toda a curiosidade das crianças, o mais importante que pude perceber é que ao invés de reprimir o ato a professora agrega ao meio junto com as curiosidades das crianças, em nenhum momento a professora se torna autora do conhecimento, em nenhum momento ela toma a frente da aprendizagem, foi uma construção conjunta onde os alunos faziam pesquisas e trabalhos, simplesmente por que gostavam da experiência nova e assim iam conduzindo a aprendizagem, a professora não é alguém superior, mas naquele momento alguém do mesmo nível, está formando um passo de construção. Essa experiência é ressaltada na reportagem Nova Escola, onde as crianças despertam a curiosidade sobre as minhocas e a partir desse ponto desenvolvem vários outros aprendizagens, você trabalha a ciência o espaço e o melhor com o interesse dos alunos, pois não há aprendizagem sem o interesse do aluno de aprender. Sobre esse aspecto de interesse do aluno em sala de aula o livro A construção do conhecimento em sala de aula, nos fala um pouco sobre esse ponto.

Educação, Cultura, Currículo.

Em um determinado momento do texto podemos perceber que o currículo quer a homogeneização dos alunos em sala de aula, quando na verdade nunca poderá existir uma sala homogenia e sem heterogênea, pois a mistura é que compõem a escola, sempre haverá pessoas com culturas e raças diferentes e o currículo ele precisa estar preparado para atender a todos os alunos que comportam a escola e não fazer algum tipo de seleção, ou categorizar as crianças em melhor ou pior.



O trabalho com as diferentes áreas do conhecimento: Uma síntese á guisa de considerações finais

"O trabalho com área da Linguagem parte do princípio de que as crianças desde bem pequena, tem infinitas possibilidades para o desenvolvimento de sua sensibilidade e de sua expressão"

 A criança bem pequena ela está começando a conhecer o mundo e este é o momento para explorar sua curiosidade e seus saberes, mostrar os conhecimento, incentivar a leitura e os gostos pela arte, a criança é uma "esponjinha" onde tudo o que for passado para ela será absorvido, é preciso filtrar o conhecimento e repassar de forma lúdica e ciente de que o desenvolvimento será de forma sadia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário